Pós-Graduação
MBA EM ABA E
GESTÃO EM SAÚDE
NEURODIVERSA
MBA EM ABA E
GESTÃO EM SAÚDE
NEURODIVERSA
Transforme o cuidado com a ciência ABA e gestão de excelência na saúde neurodiversa
Transforme a saúde em inovação e inclusão: torne o sistema de sáude mais acessível e humanizado
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Prepare-se para dar novos passos na sua carreira!
Especialização lato sensu multidisciplinar para se destacar na aplicação ABA e noções da gestão da saúde neurodiversa
Remoto ao vivo | 360h
Remoto ao vivo | 360h
Aulas noturnas 2x ao mês durante a semana
Autorizado pelo MEC
Porque devo me inscrever?
O número de pessoas diagnosticadas com condições neurodiversas cresce a cada ano, o que exige profissionais com uma visão holística e adaptada a essas necessidades.
O curso integra ABA e gestão da saúde, capacitando profissionais para intervenções eficazes e melhoria da qualidade de vida de pacientes neurodiversos.
Profissionais capacitados para a neurodiversidade contribuem para a inclusão social e profissional, promovendo um sistema de saúde mais justo e acessível.
Apoio a um sistema de saúde mais justo: O curso prepara você para atuar em um sistema de saúde mais inclusivo, acessível e eficiente, voltado para as necessidades específicas dos pacientes neurodiversos.
Intercâmbio de experiências: Durante o curso, você terá a chance de trocar conhecimentos e experiências com outros profissionais, ampliando sua rede de contatos e perspectivas profissionais.
Depoimentos de alunos sobre nossos cursos
Paola Ramos, aluna do Ensino Agir na Pós-Graduação MBA em Administração Hospitalar
"Escolhi o Ensino Agir porque sempre busquei um curso que fosse além da teoria, algo que integrasse o conteúdo teórico com as vivências do meu dia a dia. Além disso, conheço e admiro o corpo docente, o que foi fundamental para minha decisão em cursar o MBA. Minha experiência de aprendizado tem sido enriquecedora. As aulas tem proporcionado reflexões valiosas e ferramentas práticas que realmente fazem a diferença no meu trabalho. A troca de experiências com colegas que vivenciam experiências semelhantes às minhas têm sido fundamentais para solidificar os conceitos"
Brunno Andrade, aluno do Ensino Agir na Pós-Graduação MBA em Administração Hospitalar
"A experiência tem sido incrível. O corpo docente é excelente, com carreiras sólidas e resultados que falam por si. Nós, alunos, somos beneficiados com toda essa base teórica e prática, que nos prepara para agir de forma cada vez mais acertada. Para quem ainda tem dúvidas sobre fazer este MBA, digo: venha! Invista em você! Você é o protagonista do seu sucesso! Esteja ao lado de quem entende de gestão e pode fazer a diferença no seu crescimento."
Coordenadora do curso
Nise Portela Van Der Linden
Diretora Técnica da Rede Teia Agir. Psicóloga e Administradora, Especialista em ABA, Neuropsicologia, Psicologia Clínica e Marketing de Negócios (FGV) e Professional Master in Business Administration (Dallas University e IPEP-SP). Formação em Desenvolvimento Infantil pela Harvard University, certificada Denver pelo ESDM Canadá, PRT 1 Koegel Institute USA e MBA em Gestão em Saúde (IPOG). Atua como consultora em gestão clínica e planejamento assistencial, supervisão ABA e atendimento e avaliação em psicoterapeuta infantil.
Instrutores do curso
Leana Bernardes
Sócia-proprietária do Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Mestre em Psicologia Experimental: análise e evolução do comportamento, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental e graduada em Psicologia pela PUC-GO. Possui certificação pela Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA®), nível de mestrado, e treinamento em Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce pela ASSERT, UTah State University, Logan, Estados Unidos (2018).
Hélio Van der Linden
Neurologista Infantil e Neurofisiologista com formação pela Universidade de São Paulo, atualmente atuando no Instituto de Neurologia de Goiânia e Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo. Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro do DC de Comportamento da SBNI. Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Ana Luiza Roncati
Psicóloga, BCBA (Board Certificated Behavior Analyst), com graduação e mestrado em Análise Experimental do Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pela Florida Institute of Technology (FIT -USA) e é especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Núcleo Paradigma. Atua há mais de 12 anos com avaliação, consultoria e intervenção de crianças com desenvolvimento atípico e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.
Raquel Magalhães
CEO e Fundadora do CIEC - Comportamental. Mestre em Psicologia com ênfase em ABA em leitura para indivíduos com TEA, Psicóloga pela PUC-GO e supervisora certificada CABA-BR. Possui especializações em Psicologia escolar e educacional, Neuropsicologia, Análise do Comportamento Aplicada aos transtornos do Neurodesenvolvimento pelo Núcleo paradigma de SP. Cursos em protocolos de avaliação como: VB MAPP, AFFLS, ADOS, Bayle. Formação em SCA, PEERS, PECS. Certificada no modelo de intervenção precoce Denver. Treinamento no Centro ELS (EUA).
Dante Garcia de Paula
Superintendente de Gestão e Planejamento na Agir. Mestre em Saúde pela UFG, Administrador Hospitalar e Green Belt em Lean Six Sigma. Especialista em Economia da Saúde e em Farmacoeconomia pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, especialista em Gestão de Sistemas de Saúde/Gestão do SUS pela USP e em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo (RJ).
Giovana A. Reolon Brasil
Psicóloga e Mestre em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela PUC-GO, coordenadora do Núcleo de Intervenção Comportamental no Centro-Oeste. Com mais de 10 anos de experiência na área, atua no atendimento, avaliação e intervenção de crianças neurodivergentes, oferecendo também treinamentos especializados para profissionais e orientações para pais.
Jeania Damasceno
Neurologista da infância e adolescência. Médica com residência em neurologia clínica pelo Hospital Geral de Goiânia, especialização em neurologia infantil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP-SP) e título de especialista em Neurologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Brasileira de Neurologia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNi).
Benedito R. da Silva Neto
Pós-Doutorado em Genética Molecular com residência/habilitação em Genética Médica e Humana. Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública com área de concentração em Genômica, Proteômica e Bioinformática. Aperfeiçoamento Institute of Transfusion Medicine at the Hospital Universitatsklinikum Essen, Germany. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFG. Formação nas Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Candido Mendes – RJ, respectivamente. Membro da European Society of Human Genetics, Viena - Austria, da National Society of Genetic Counselors, Chicago e da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Na área clínica tem atuado no campo da Medicina personalizada e Aconselhamento Genético, desenvolvendo estudos relativos à área com publicações relevantes em periódicos nacionais e internacionais.
Paulo César Alves Pereira
Diretor Administrativo e Financeiro no Crer. Administrador com MBA Executivo em Controladoria, com ênfase em Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão de Custos. Certificação em Perícia Financeira, Black Belt em Lean Six Sigma, Strategic Sourcing e Mentoria Estratégica.
Fique por dentro e aproveite essa chance para ser um líder de destaque em saúde!
Módulos do curso
Neurodiversidade e o Sistema de Saúde no Brasil e no Mundo
Explora modelos de assistência em saúde mental e neurológica, abordando políticas públicas, avanços científicos e desafios para profissionais de saúde no contexto da neurodiversidade.
Genética em neurobiologia dos transtornos em neurodesenvolvimento
Explora modelos de assistência em saúde mental e neurológica, abordando políticas públicas, avanços científicos e desafios para profissionais de saúde no contexto da neurodiversidade.
Tratamentos baseados em evidência
Tratamentos baseados em evidências para os Transtornos do Neurodesenvolvimento, tendo foco nas intervenções terapêuticas com respaldo científico. Discussão dos principais métodos de tratamento recomendados pela literatura especializada e suas aplicações clínicas.
Empreendedorismo e modelagem de negócios na Saúde neurodiversa
Conceitos de empreendedorismo e modelagem de negócios aplicados ao contexto da saúde neurodiversa. Estratégias para o desenvolvimento de empreendimentos e serviços voltados para esse público, considerando suas necessidades específicas e o potencial de inovação nesse campo.
Gestão de protocolos clínicos em saúde neurodiversa
Estratégias de gestão de protocolos clínicos e assistenciais específicos para o atendimento de pacientes com condições neurodiversas, garantindo a eficiência, segurança e qualidade dos serviços de saúde prestados.
Diagnóstico diferencial e Avaliação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
Abordagem sobre os procedimentos de diagnóstico diferencial e avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase nas práticas clínicas aplicadas.
Terapia Farmacológica dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
Princípios e práticas da terapia farmacológica no transtorno do neurodesenvolvimento, fornecendo uma visão direcionada as estratégias medicamentosas utilizadas na intervenção clínica.
Tecnologias e Inovações na Investigação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
Tecnologias e inovações na investigação e compreensão dos transtornos do neurodesenvolvimento, explorando as ferramentas e métodos utilizados para a pesquisa, diagnóstico e intervenção clínica.
A proposta da Ciência ABA na intervenção neurodiversa
Princípios e aplicações da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na intervenção em indivíduos neurodiversos, estruturando os fundamentos teóricos e práticos dessa abordagem terapêutica.
Estudo do Comportamento Verbal
Princípios, conceitos, protocolos e instrumentos utilizados para avaliar a comunicação verbal em indivíduos neurodiversos. Importância da coleta de dados precisa e a análise desses dados para adotar intervenções eficazes em ambientes clínicos e educacionais.
Análise Funcional do Comportamento
Identificação e avaliação dos fatores que influenciam o comportamento, com ênfase na aplicação de técnicas de análise funcional em contextos de saúde neurodiversa. Coleta de dados, a interpretação de padrões de comportamento e a formulação de intervenções baseadas nas necessidades individuais dos pacientes.
Identificação e avaliação dos fatores que influenciam o comportamento, com ênfase na aplicação de técnicas de análise funcional em contextos de saúde neurodiversa.
Coleta de dados, a interpretação de padrões de comportamento e a formulação de intervenções baseadas nas necessidades individuais dos pacientes.
Implantação e gestão de programas de neurodiversidade nas organizações
Estratégias e práticas para a implantação e gestão de programas nas organizações, visando promover um ambiente de trabalho inclusivo e valorizar a diversidade cognitiva dos colaboradores.
Cuidado Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar no Tratamento Neurodiverso
Aborda a promoção de uma intervenção holística que considere as diversas dimensões do funcionamento humano nas diferentes esferas do cuidado.
Orientação Familiar, Práticas Interventivas e coparticipação parental
Aborda a promoção de uma intervenção holística que considere as diversas dimensões do funcionamento humano nas diferentes esferas do cuidado.
Neuroeducação: pré-requisitos acadêmicos em pacientes neurodiversos
Pré-requisitos acadêmicos necessários para o sucesso educacional de pacientes neurodiversos, com foco na aplicação de estratégias neuroeducacionais.
Processos em supervisão assistencial
Abordagem das melhores práticas e diretrizes para a supervisão em contextos de saúde neurodiversa, com foco na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Aprendizado para implementar estratégias assistenciais baseadas em evidências, desenvolver planos individualizados de cuidados e monitorar a qualidade da assistência fornecida a indivíduos neurodiversos.
Abordagem das melhores práticas e diretrizes para a supervisão em contextos de saúde neurodiversa, com foco na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
Aprendizado para implementar estratégias assistenciais baseadas em evidências, desenvolver planos individualizados de cuidados e monitorar a qualidade da
assistência fornecida a indivíduos neurodiversos.