Pós-Graduação

MBA EM ABA E

GESTÃO EM SAÚDE

NEURODIVERSA

MBA EM ABA E

GESTÃO EM SAÚDE

NEURODIVERSA


Transforme o cuidado com a ciência ABA e gestão de excelência na saúde neurodiversa

Transforme a saúde em inovação e inclusão: torne o sistema de sáude mais acessível e humanizado

Garanta a sua matrícula

Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações do Ensino Agir.

Prepare-se para dar novos passos na sua carreira!

Especialização lato sensu multidisciplinar para se destacar na aplicação ABA e noções da gestão da saúde neurodiversa

Remoto ao vivo | 360h

Remoto ao vivo | 360h

Aulas noturnas 2x ao mês durante a semana

Autorizado pelo MEC

Porque devo me inscrever?

O número de pessoas diagnosticadas com condições neurodiversas cresce a cada ano, o que exige profissionais com uma visão holística e adaptada a essas necessidades.

O curso integra ABA e gestão da saúde, capacitando profissionais para intervenções eficazes e melhoria da qualidade de vida de pacientes neurodiversos.

Profissionais capacitados para a neurodiversidade contribuem para a inclusão social e profissional, promovendo um sistema de saúde mais justo e acessível.

Apoio a um sistema de saúde mais justo: O curso prepara você para atuar em um sistema de saúde mais inclusivo, acessível e eficiente, voltado para as necessidades específicas dos pacientes neurodiversos.

Intercâmbio de experiências: Durante o curso, você terá a chance de trocar conhecimentos e experiências com outros profissionais, ampliando sua rede de contatos e perspectivas profissionais.

Faça agora sua inscrição

Depoimentos de alunos sobre nossos cursos

Paola Ramos, aluna do Ensino Agir na Pós-Graduação MBA em Administração Hospitalar


"Escolhi o Ensino Agir porque sempre busquei um curso que fosse além da teoria, algo que integrasse o conteúdo teórico com as vivências do meu dia a dia. Além disso, conheço e admiro o corpo docente, o que foi fundamental para minha decisão em cursar o MBA. Minha experiência de aprendizado tem sido enriquecedora. As aulas tem proporcionado reflexões valiosas e ferramentas práticas que realmente fazem a diferença no meu trabalho. A troca de experiências com colegas que vivenciam experiências semelhantes às minhas têm sido fundamentais para solidificar os conceitos"

Brunno Andrade, aluno do Ensino Agir na Pós-Graduação MBA em Administração Hospitalar


"A experiência tem sido incrível. O corpo docente é excelente, com carreiras sólidas e resultados que falam por si. Nós, alunos, somos beneficiados com toda essa base teórica e prática, que nos prepara para agir de forma cada vez mais acertada. Para quem ainda tem dúvidas sobre fazer este MBA, digo: venha! Invista em você! Você é o protagonista do seu sucesso! Esteja ao lado de quem entende de gestão e pode fazer a diferença no seu crescimento."

Coordenadora do curso

Nise Portela Van Der Linden 


Diretora Técnica da Rede Teia Agir. Psicóloga e Administradora, Especialista em ABA, Neuropsicologia, Psicologia Clínica e Marketing de Negócios (FGV) e Professional Master in Business Administration (Dallas University e IPEP-SP). Formação em Desenvolvimento Infantil pela Harvard University, certificada Denver pelo ESDM Canadá, PRT 1 Koegel Institute USA e MBA em Gestão em Saúde (IPOG). Atua como consultora em gestão clínica e planejamento assistencial, supervisão ABA e atendimento e avaliação em psicoterapeuta infantil.

Instrutores do curso

Ana Márcia Guimarães Alves


Médica Pediatra. Mestre em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e possui residência médica em Pediatria pelo Hospital Materno Infantil de Goiânia. Formação em Psiquiatria Infantil. Membra do Conselho Científico do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria. Integra a Diretoria da Sociedade Goiana de Pediatria. Membra do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atua com foco nos transtornos do neurodesenvolvimento.

Leandro A. Morais


Psicólogo, especialista em Educação Especial e Neuropsicologia, com MBA em Gestão e Inovação de Serviços de Saúde. Atua como supervisor em intervenções ABA para autismo, coordenador de cursos e consultor em gestão de clínicas e escolas. Fundador da NCEI Clínica e Consultoria e da Innova Academy, destaca-se pela formação profissional e aplicação de metodologias inovadoras no setor de neurodesenvolvimento.

Ricardo Martone


Sócio e Supervisor da TEAM Intervenção Comportamental. Psicólogo, Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Pesquisador visitante na University of North Texas em 2007/2008. Certificado pelo PCMA (Professional Crises Management Association). Professor, supervisor e consultor com mais de 20 anos de experiência em ABA. Palestrante e professor convidado de especializações em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Consultor e supervisor em ABA para prestadores de serviço em saúde e instituições educacionais.

Leana Bernardes


Sócia-proprietária do Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Mestre em Psicologia Experimental: análise e evolução do comportamento, especialista em Psicoterapia Analítico Comportamental e graduada em Psicologia pela PUC-GO. Possui certificação pela Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA®), nível de mestrado, e treinamento em Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce pela ASSERT, UTah State University, Logan, Estados Unidos (2018).

Hélio Van der Linden


Neurologista Infantil e Neurofisiologista com formação pela Universidade de São Paulo, atualmente atuando no Instituto de Neurologia de Goiânia e Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo. Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e membro do DC de Comportamento da SBNI. Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Ana Luiza Roncati


Psicóloga, BCBA (Board Certificated Behavior Analyst), com graduação e mestrado em Análise Experimental do Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pela Florida Institute of Technology (FIT -USA) e é especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Núcleo Paradigma. Atua há mais de 12 anos com avaliação, consultoria e intervenção de crianças com desenvolvimento atípico e na formação de outros profissionais por meio de cursos e palestras.

Raquel Magalhães


CEO e Fundadora do CIEC - Comportamental. Mestre em Psicologia com ênfase em ABA em leitura para indivíduos com TEA, Psicóloga pela PUC-GO e supervisora certificada CABA-BR. Possui especializações em Psicologia escolar e educacional, Neuropsicologia, Análise do Comportamento Aplicada aos transtornos do Neurodesenvolvimento pelo Núcleo paradigma de SP. Cursos em protocolos de avaliação como: VB MAPP, AFFLS, ADOS, Bayle. Formação em SCA, PEERS, PECS. Certificada no modelo de intervenção precoce Denver. Treinamento no Centro ELS (EUA).

Dante Garcia de Paula


Superintendente de Gestão e Planejamento na Agir. Mestre em Saúde pela UFG, Administrador Hospitalar e Green Belt em Lean Six Sigma. Especialista em Economia da Saúde e em Farmacoeconomia pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, especialista em Gestão de Sistemas de Saúde/Gestão do SUS pela USP e em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo (RJ).

Giovana A. Reolon Brasil


Psicóloga e Mestre em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela PUC-GO, coordenadora do Núcleo de Intervenção Comportamental no Centro-Oeste. Com mais de 10 anos de experiência na área, atua no atendimento, avaliação e intervenção de crianças neurodivergentes, oferecendo também treinamentos especializados para profissionais e orientações para pais.

Jeania Damasceno


Neurologista da infância e adolescência. Médica com residência em neurologia clínica pelo Hospital Geral de Goiânia, especialização em neurologia infantil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP-SP) e título de especialista em Neurologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Brasileira de Neurologia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNi).

Benedito R. da Silva Neto


Pós-Doutorado em Genética Molecular com residência/habilitação em Genética Médica e Humana. Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública com área de concentração em Genômica, Proteômica e Bioinformática. Aperfeiçoamento Institute of Transfusion Medicine at the Hospital Universitatsklinikum Essen, Germany. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFG. Formação nas Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Candido Mendes – RJ, respectivamente. Membro da European Society of Human Genetics, Viena - Austria, da National Society of Genetic Counselors, Chicago e da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Na área clínica tem atuado no campo da Medicina personalizada e Aconselhamento Genético, desenvolvendo estudos relativos à área com publicações relevantes em periódicos nacionais e internacionais.

Paulo César Alves Pereira


Diretor Administrativo e Financeiro no Crer. Administrador com MBA Executivo em Controladoria, com ênfase em Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão de Custos. Certificação em Perícia Financeira, Black Belt em Lean Six Sigma, Strategic Sourcing e Mentoria Estratégica.

Maria Carolina Martone


Doutora e Mestre em Psicologia na área de Análisee do Comportamento. Board Certified Behavior Analyst (BCBA). Sócia-fundadora da TEAM intervenção comportamental. 

Fique por dentro e aproveite essa chance para ser um líder de destaque em saúde!


Faça a sua pré-inscrição

Módulos do curso

Neurodiversidade e o Sistema de Saúde no Brasil e no Mundo

Explora modelos de assistência em saúde mental e neurológica, abordando políticas públicas, avanços científicos e desafios para profissionais de saúde no contexto da neurodiversidade.

Genética em neurobiologia dos transtornos em neurodesenvolvimento

Explora modelos de assistência em saúde mental e neurológica, abordando políticas públicas, avanços científicos e desafios para profissionais de saúde no contexto da neurodiversidade.

Tratamentos baseados em evidência

Tratamentos baseados em evidências para os Transtornos do Neurodesenvolvimento, tendo foco nas intervenções terapêuticas com respaldo científico. Discussão dos principais métodos de tratamento recomendados pela literatura especializada e suas aplicações clínicas.

Empreendedorismo e modelagem de negócios na Saúde neurodiversa

Conceitos de empreendedorismo e modelagem de negócios aplicados ao contexto da saúde neurodiversa. Estratégias para o desenvolvimento de empreendimentos e serviços voltados para esse público, considerando suas necessidades específicas e o potencial de inovação nesse campo.

Gestão de protocolos clínicos em saúde neurodiversa

Estratégias de gestão de protocolos clínicos e assistenciais específicos para o atendimento de pacientes com condições neurodiversas, garantindo a eficiência, segurança e qualidade dos serviços de saúde prestados.

Diagnóstico diferencial e Avaliação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Abordagem sobre os procedimentos de diagnóstico diferencial e avaliação dos transtornos do neurodesenvolvimento, com ênfase nas práticas clínicas aplicadas.

Terapia Farmacológica dos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Princípios e práticas da terapia farmacológica no transtorno do neurodesenvolvimento, fornecendo uma visão direcionada as estratégias medicamentosas utilizadas na intervenção clínica.

Tecnologias e Inovações na Investigação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Tecnologias e inovações na investigação e compreensão dos transtornos do neurodesenvolvimento, explorando as ferramentas e métodos utilizados para a pesquisa, diagnóstico e intervenção clínica.

A proposta da Ciência ABA na intervenção neurodiversa

Princípios e aplicações da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na intervenção em indivíduos neurodiversos, estruturando os fundamentos teóricos e práticos dessa abordagem terapêutica.

Estudo do Comportamento Verbal

Princípios, conceitos, protocolos e instrumentos utilizados para avaliar a comunicação verbal em indivíduos neurodiversos. Importância da coleta de dados precisa e a análise desses dados para adotar intervenções eficazes em ambientes clínicos e educacionais.

Análise Funcional do Comportamento

Identificação e avaliação dos fatores que influenciam o comportamento, com ênfase na aplicação de técnicas de análise funcional em contextos de saúde neurodiversa. Coleta de dados, a interpretação de padrões de comportamento e a formulação de intervenções baseadas nas necessidades individuais dos pacientes.

Identificação e avaliação dos fatores que influenciam o comportamento, com ênfase na aplicação de técnicas de análise funcional em contextos de saúde neurodiversa.

Coleta de dados, a interpretação de padrões de comportamento e a formulação de intervenções baseadas nas necessidades individuais dos pacientes.

Implantação e gestão de programas de neurodiversidade nas organizações

Estratégias e práticas para a implantação e gestão de programas nas organizações, visando promover um ambiente de trabalho inclusivo e valorizar a diversidade cognitiva dos colaboradores.

Cuidado Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar no Tratamento Neurodiverso

Aborda a promoção de uma intervenção holística que considere as diversas dimensões do funcionamento humano nas diferentes esferas do cuidado.

Orientação Familiar, Práticas Interventivas e coparticipação parental

Aborda a promoção de uma intervenção holística que considere as diversas dimensões do funcionamento humano nas diferentes esferas do cuidado.

Neuroeducação: pré-requisitos acadêmicos em pacientes neurodiversos

Pré-requisitos acadêmicos necessários para o sucesso educacional de pacientes neurodiversos, com foco na aplicação de estratégias neuroeducacionais.

Processos em supervisão assistencial

Abordagem das melhores práticas e diretrizes para a supervisão em contextos de saúde neurodiversa, com foco na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Aprendizado para implementar estratégias assistenciais baseadas em evidências, desenvolver planos individualizados de cuidados e monitorar a qualidade da assistência fornecida a indivíduos neurodiversos.

Abordagem das melhores práticas e diretrizes para a supervisão em contextos de saúde neurodiversa, com foco na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

Aprendizado para implementar estratégias assistenciais baseadas em evidências, desenvolver planos individualizados de cuidados e monitorar a qualidade da

assistência fornecida a indivíduos neurodiversos.

Faça a sua pré-inscrição
www.ensinoagir.org.br
(62) 3995-5432
Curso cadastrado no MEC:
Educação presencial Educação a distância
2024 - Desenvolvido por Grifo Propaganda para o Ensino Agir.