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🟢 Excelência operacional nos serviços assistenciais
🟢 Gestão de linhas de cuidado assistencial
🟢 Gestão da informação e dados em saúde
🟢 Gestão de serviços assistenciais hospitalares
🟢 Governança clínica
🟢 Experiência do paciente
O módulo proporciona conhecimento para o uso de métodos visando a melhoria dos processos assistenciais.
Realiza, ainda, a aplicação na prática dos conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para análise e solução de
problemas reais e complexos de organizações de saúde por
meio de projetos de excelência operacional. Capacita os participantes a atuarem como agentes de mudança e disseminadores dos conceitos de excelência operacional
na área de saúde.
O módulo capacita sobre a importância do perfil epidemiológico e a tomada de decisão das linhas de cuidados; O processo saúde-doença-cuidado e os modelos técnico-assistenciais em saúde. E também os procedimentos de trabalho na dimensão do cuidado em saúde. Valoriza ainda as evidências clínicas para a construção das linhas de cuidado e sua utilização, conceito, contextualização e relevância. Fortalece também o perfil assistencial e sua integração com o mapeamento de processos e os protocolos multidisciplinares e gestão de riscos da linha de cuidado.
O módulo fornece conhecimentos e habilidades essenciais para a gestão efetiva dos dados e informações referente ao cuidado em saúde considerando a interface entre resultados, protocolos, fluxos e acesso aos serviços. Além de aprofundar sobre os Sistemas de Informação em serviços de saúde, a Transformação Digital na saúde e as tecnologias de informação nesse contexto. Possibilita também um olhar sobre a inovação em saúde e seus desdobramentos para a melhoria da gestão assistencial e a formação para a visão da análise de dados em saúde, a privacidade, segurança e ética em saúde, bem como a utilização de dados em saúde para a tomada de decisão.
O módulo aborda a gestão dos serviços hospitalares e
demais serviços assistenciais, compreendendo a estrutura (dimensionamento, recursos necessários), modelo assistencial
e interfaces com os facilities, gestão de custos e gestão de acessos (leitos). Fortalece ainda as atribuições do gestor
para a construção e execução do planejamento operacional (processos e resultados por meio de indicadores).
Apresenta a interação entre as áreas assistenciais e as áreas
de apoio, ou facilities, que são componentes fundamentais
da rede de cuidados à pessoa que procura uma instituição de saúde.
O módulo aborda as melhores estratégias e práticas adotadas por instituições de saúde visando garantir o atendimento do paciente com qualidade, segurança e que possa agregar valor. Por meio das habilidades essenciais para a gestão efetiva do cuidado em saúde, são abordados os pilares da governança clínica alinhados aos protocolos clínicos, ética e responsabilidade social, e tendências e inovações e indicadores promovendo soluções de engajamento do corpo clínico e a prestação da assistência baseada em evidências científicas. A gestão do cuidado visa preparar os profissionais para promoverem o gerenciamento assistencial excepcional e centrado no paciente.
O módulo abrange a transformação da jornada do paciente, desenvolvimento da liderança e equipes para a cultura
centrada no paciente, planejamento e monitoramento da experiência do paciente, aspectos de qualidade do atendimento, ambiência, segurança do paciente, comunicação efetiva,
desfecho clínico, educação e o engajamento dos pacientes para que participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado. Proporcionando a conexão dos conhecimentos da gestão assistencial para os resultados efetivos na experiência dos usuários dos sistemas de saúde.
Instrutores
Gerente Médico no Hugol, Doutor em Ciências médicas, residência em Hematologia e Hemoterapia, especialização em transplante de medula óssea e Sócio-diretor da Clínica Honcord.
Diretor Técnico no Crer, Pós-Graduado em
Gestão em Saúde, Médico com Residência em Clínica Médica e em Nefrologia.
Gerente Médico no HDS, Doutorando em Ciências da Saúde com foco em Doenças Neuromusculares, expertise em Cuidados Paliativos, Mestre em Ciências da Saúde com foco em Doenças Neurodegenerativa, especialista em Geriatria.
Gerente Corporativa Assistencial na Agir, Enfermeira com MBA Executivo Gestão em Saúde, especialista em Terapia Intensiva, Gestão de Sistemas e Serviços de saúde e em Auditoria e Regulação.
Superintendente Técnico Assistencial na Agir, médico especialista em Infectologia, com MBA gestão em saúde e controle de infecções relacionadas a assistência em saúde, Black Belt Lean Six Sigma. Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Membro da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás. Membro do Conselho de Especialidades do CREMEGO.
Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação na Agir, graduado em Análise de Sistemas, com MBA Gestão em TI e MBA Gestão em Saúde.
Gerente Corporativa de Ensino e Pesquisa na Agir, Doutora em Enfermagem, Enfermeira com MBA em Gestão da qualidade e acreditação, Avaliadora líder na ONA.
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