Ensino Agir
Ensino Agir

Aprimoramento em Gestão de Custos na Saúde

Ensino Agir e Planisa

Remoto (aulas ao vivo)

Com o Programa de Aprimoramento em Gestão de Custos na Saúde, uma parceria entre Ensino Agir e Planisa, será possível que os profissionais de todas as áreas da saúde (assistencial, administrativo ou apoio) e em diversos momentos da carreira (liderança ou não) desenvolvam suas habilidades para atuar nas instituições de saúde públicas e privadas, e nas demandas de aprimoramento e formação dos profissionais que atuam neste segmento, em plena expansão.


O curso possui 6 módulos, com conteúdos práticos e teóricos. Os conteúdos destas disciplinas possibilitam ao profissional se especializar e se diferenciar no mercado, obtendo formação ampla em conhecimentos modernos e atualizados no campo da gestão de custos para os serviços de saúde.


A compreensão profunda dos temas relacionados aos gastos em saúde é essencial para uma gestão eficaz dos custos no setor. Desde as metodologias de custeio até a liderança em saúde e a gestão compartilhada de custos, cada aspecto desempenha um papel fundamental na manutenção da sustentabilidade financeira das organizações de saúde. A habilidade de aplicar técnicas de otimização de custos assistenciais e gerenciar orçamentos de forma eficiente não só permite o uso prudente dos recursos, mas também garante a entrega de cuidados de saúde de qualidade. Além disso, a compreensão dos custos na gestão econômico-financeira proporciona uma visão holística dos desafios financeiros enfrentados pelas instituições de saúde, permitindo tomadas de decisão informadas e estratégicas para garantir a viabilidade a longo prazo.


Garanta sua vaga

Preencha o formulário abaixo e faça sua pré-matrícula.

Estamos comprometidos a proteger e respeitar sua privacidade. Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

📚🩺Módulos teórico-práticos, remotos ao vivo, via zoom

  • Gastos em Saúde: Mercados e Desafios do Setor


  • Metodologias de Custeio na Saúde


  • Otimização de Custos Assistenciais


  • Gestão Orçamentária


  • Custos na Gestão Econômico-Financeira


  • Liderança em Saúde e a Gestão Compartilhada de Custos
Quero saber mais

📝Ementa

Gastos em Saúde: Mercados e Desafios do Setor

O módulo aborda o cenário e as características específicas do setor de saúde brasileiro, destacando como essas particularidades influenciam a gestão de custos, especialmente diante das tendências como a saúde baseada em valor e a redução de custos per capita. Em seguida, são exploradas estratégias para direcionamento estratégico de custos, incluindo a definição de objetivos alinhados à estratégia institucional.


A importância da Inteligência Artificial e outras tecnologias na gestão de custos é também examinada, com foco em suas aplicações práticas e nos desafios de implementação. Além disso, oferece uma visão abrangente dos gastos em saúde, analisando os principais mercados e desafios enfrentados pelo setor, tanto na esfera pública quanto privada, destacando suas diferenças nos modelos de financiamento e gestão de custos e seu impacto na qualidade e acesso aos serviços de saúde.

Metodologias de Custeio na Saúde

O módulo abrange os princípios da contabilidade, explorando sua importância na gestão de custos. Em seguida, são abordados temas como custeio por absorção, especialmente em procedimentos médicos hospitalares, destacando a importância da acurácia na gestão de recursos.


A qualificação dos dados é discutida como fundamental para a tomada de decisões relacionadas aos custos. Métodos como o Custeio por Atividade ABC e o Time-Driven Activity Based Costing (TDABC) são explicados em detalhes, com ênfase em suas aplicações na saúde. Vantagens e desvantagens dessas metodologias são debatidas, assim como o custeio direto e seus conceitos, como margem de contribuição e cálculo de ponto de equilíbrio, essenciais para análise de resultados e tomada de decisões estratégicas.



Otimização de Custos Assistenciais

O módulo aborda aspectos fundamentais da gestão clínica e de custos na área da saúde. Inicia-se com uma explanação sobre governança clínica, abordando estrutura organizacional, indicadores de qualidade, políticas clínicas e gestão de riscos.


Em seguida, introduz o conceito de Diagnosis Related Groups (DRGs), destacando sua evolução, estrutura e classificação, bem como sua aplicação na gestão de custos hospitalares e no processo de reembolso. A análise de custos e eficiência com base nos DRGs é discutida, juntamente com sua importância na gestão financeira e tomada de decisão estratégica. Por fim, são explorados os desafios atuais e as tendências futuras relacionadas aos DRGs e à gestão de custos na saúde.

Gestão Orçamentária

O módulo abrange os fundamentos e aplicações do orçamento na gestão de custos na área da saúde. Inicia-se com a definição do conceito de orçamento e seus objetivos, seguido pela apresentação de modelos utilizados.


Exploram-se as etapas do processo de elaboração e gestão orçamentária, incluindo métodos para acompanhamento e controle ao longo do período financeiro. As peças orçamentárias, como o orçamento operacional e de fluxo de caixa, são detalhadas, destacando sua importância e integração, bem como a utilização dessas informações na tomada de decisões financeiras.



Custos na Gestão Econômico-Financeira

O módulo aborda a formulação e análise de indicadores monetários e não monetários, explora-se a avaliação de eficiência, lucratividade e rentabilidade, juntamente com estratégias para redução de custos.


O papel da controladoria na geração de resultados financeiros positivos é discutido, assim como a elaboração de um plano de negócios e a consideração do custo de oportunidade em decisões de investimento. Técnicas de análise de investimento, métodos de precificação e modelos de remuneração na saúde são explorados, culminando na formação de preços e sua influência na rentabilidade e lucratividade do negócio.



Liderança em saúde e a Gestão Compartilhada de Custos

O módulo enfoca a gestão compartilhada de custos, destacando a importância do envolvimento de toda a equipe na redução de despesas e apresentando estratégias para promover essa colaboração.


Além disso, são apresentadas ferramentas e técnicas para promover uma visão estratégica de custos nas equipes, juntamente com o uso de dashboards e indicadores de desempenho para monitorar resultados financeiros. A análise crítica dos custos e seu impacto na qualidade, segurança e experiência do paciente são discutidos, assim como a tomada de decisão baseada em valor, com foco na sustentabilidade financeira da instituição de saúde.

👉 Garanta a sua vaga agora

Instrutores

Dante Garcia de Paula

Superintendente de Gestão e Planejamento na Agir.

Mestre em Saúde, Administrador Hospitalar e

Green Belt em Lean Six Sigma.


Reginalda Batista

Consultora em gestão em saúde na Planisa. Enfermeira especialista em implantação da metodologia DRG, Terapia Intensiva para adultos e MBA em Gestão de Negócios.

Rossana Lambertucci

Consultora na Planisa, enfermeira especialista em implantação da metodologia DRG e Gestão de Serviços e Saúde. Cursos em Gestão Estratégica de Custos Avançado e Gestão de Custos Hospitalares. 

Andrízio Morais

Executivo, consultor, professor e palestrante em Saúde Suplementar, mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas, graduado em Ciência da Computação pela UNG, pós-graduado em Informática em Saúde pela UNIFESP, pós-graduado em Marketing em Saúde pela ESPM, MBA em Gestão de Negócios e Serviços de Saúde pela Toledo/FGV.

Marcelo Tadeu Carnielo

Diretor Técnico na Planisa. Administrador, mestre em Administração, pós-graduado em Engenharia de Produção, administração de Serviços de Saúde, Controladoria e Finanças em Serviços de Saúde; DRG e Governança Clínica e Qualidade. 

Renata Miranda da Cruz

Consultora Assistencial na Planisa. Enfermeira especialista em Gestão de Saúde e análise de informações por meio da plataforma DRG Brasil. Consultora de gestão da qualidade em instituições hospitalares e serviços de apoio. 

Diego Rodrigues da Silva

Gerente Corporativo de Contabilidade e Finanças na Agir. Contador, especialista em Gestão, Contabilidade e Legislação do Terceiro Setor e Green Belt em Lean Six Sigma. 

Paulo César Alves Pereira

Diretor Administrativo e Financeiro no Crer. Administrador com MBA Executivo em Controladoria, com ênfase em Normas Internacionais de Contabilidade e Gestão de Custos. Certificação em Perícia Financeira, Black Belt em Lean Six Sigm, Strategic Sourcing e Mentoria Estratégica.

👉 Garanta a sua vaga agora

Ensino Agir | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade